Visita dos Serviços Florestais da Coreia do Sul

25 Mai Visita dos Serviços Florestais da Coreia do Sul

A CAULE – Associação Florestal da Beira Serra recebeu esta segunda-feira, 22 de maio, a visita de 8 técnicos dos Serviços Florestais da Coreia do Sul – Korea Forest Service.

Tratou-se de uma reunião a pedido dos mesmos, de forma a recolherem informações sobre a realidade florestal em Portugal e atividades desenvolvidas pela associação e pelos proprietários florestais.

Ficaram muito surpreendidos quando constataram que grande parte da área florestal portuguesa é gerida por particulares, segundo um modelo maioritariamente de produção. Na Coreia do Sul, até à data, a floresta tem sido encarada como algo praticamente “intocável”, onde as leis de corte de árvores são muito rígidas. Talvez esta visão de conservação se deva ao facto de os Serviços Florestais coreanos terem sido fundados há apenas 50 anos.

Os técnicos focaram muita da sua atenção na exploração de eucalipto e na relação entre as importações e exportações. Questionaram de que forma o estado português financia as associações e os proprietários e qual a situação da formação académica na área florestal.

O encontro com associações florestais em Portugal cingiu-se à CAULE, mas os Serviços Florestais da Coreia do Sul irão percorrer mais países europeus. Estas visitas têm o intuito de entender como tornar a floresta uma fonte de rendimento, mas de forma sustentável, eliminando alguns regulamentos nacionais mais conservadores.

Subscrevemos o lema coreano – “Plantando Felicidade, Alimentando o Futuro.” e partilhamos a sua visão “Oferecer esperança para o futuro, apoiando a indústria florestal, trazendo felicidade para as pessoas.”

 

25 de maio de 2017