Governo apresenta 20 novas equipas de sapadores florestais na ZIF ALVA e ALVOCO

02 Ago Governo apresenta 20 novas equipas de sapadores florestais na ZIF ALVA e ALVOCO

O Sr. Primeiro-ministro, António Costa, acompanhado pelo ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, apresenta 20 novas equipas de sapadores florestais, na ZIF ALVA e ALVOCO, esta quinta-feira, em Oliveira do Hospital. Cada equipa receberá uma viatura de primeira intervenção para combate a incêndios florestais e diversos equipamentos.

Segue-se o descerramento pelo Sr. Primeiro-ministro de uma placa comemorativa dos 10 anos da ZIF ALVA e ALVOCO, a primeira a ser criada no país.

A ZIF ALVA e ALVOCO, constituída em 2006 pela CAULE – Associação Florestal da Beira Serra, com sede em Oliveira do Hospital, liderada por Vasco Campos, reúne 482 proprietários e 4.741 hectares de espaços florestais, cada aderente possui em média de nove parcelas, cada uma com uma área média de 4.500 metros quadrados.

Na ZIF do Alva e Alvoco, predominam as plantações de pinheiro-bravo, mas também existem extensões significativas de folhosas (medronheiro, carvalho, sobreiro e castanheiro), enquanto o eucalipto ocupa três por cento da Zona de Intervenção.

Segundo o Presidente Executivo, Vasco Campos, esta década, que em termos florestais não é nada, tem sido uma experiência extremamente positiva e tem permitido criar uma dinâmica bastante forte no território.

Convidamos todos os nossos Associados e Aderentes a assistir à Cerimónia que decorrerá na Rede Primária de Faixas de Gestão de Combustíveis, junto ao tanque de água, por cima da Ponte das Três Entradas, esta quinta-feira, 3 de agosto, pelas 14h.

 

2 de agosto de 2017